AsBEA-SC celebra ano de conquistas com grande festa

Cerca de 180 pessoas participaram da Festa de Fim de Ano realizada pela AsBEA-SC no dia 2 de dezembro. Entre os convidados, estiveram presentes representantes de empresas e de escritórios associados, jornalistas, profissionais parceiros de ações realizadas em 2023 e autoridades, como o Secretário Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana de Florianópolis, arquiteto Michel Mittmann, e a presidente do CAU-SC, a arquiteta Patrícia Sarquis Herden.

O evento teve diferentes momentos. Um deles foi o de fazer um breve balanço das ações de 2023 e de apresentar algumas novidades para 2024, segundo ano da atual gestão, comandada pelo arquiteto e urbanista Ronaldo Matos Martins. Na oportunidade, além de agradecer aos demais profissionais da diretoria e a parceria das empresas que são grandes incentivadoras na materialização das iniciativas, das atividades promovidas pela entidade, sejam elas de conteúdo, técnicas ou de experiências.

Quanto às novidades, o presidente Ronaldo Martins anunciou a Casa do Arquiteto, que funcionará como espaço cultural e para capacitação dos profissionais da área. Outro investimento da entidade é em uma empresa especializada para a criação de um “chat GPT exclusivo” sobre o Novo Plano Diretor de Florianópolis. A ideia, com esta iniciativa ancorada na inteligência artificial, é contribuir para facilitar o entendimento das diretrizes do novo plano no planejamento dos projetos na cidade. E lembrou que Florianópolis será sede, em junho de 2024, do Congresso Nacional AsBEA. A regional catarinense será anfitriã do evento.

Associado de Honra AsBEA-SC

Homenagens especiais e reconhecimento a profissionais e parceiros que fazem parte da história da AsBEA-SC foram momentos importantes na festa. O destaque foi a entrega do título Associado de Honra – uma iniciativa inédita no país entre as AsBEAs. A categoria foi criada este ano, a partir da reformulação do estatuto social da #AsBEAsc, para homenagear aqueles arquitetos e urbanistas de escritórios associados com mais de 30 anos de profissão, que tenham tido atuação relevante na área e que não exercem mais atividade comercial ligada ao ramo da arquitetura e urbanismo.

O título foi entregue ao arquiteto e urbanista Moysés Liz, um dos grandes nomes da arquitetura catarinense. Com uma trajetória bem-sucedida de 50 anos de arquitetura, ele anunciou sua aposentadoria e afastou-se do escritório que mantinha em sociedade com a filha arquiteta Flávia Liz, o Liz Arquitetos Associados, para cuidar apenas da sua saúde e aproveitar a vida. Seu nome está associado a ícones da arquitetura de Santa Catarina, como o imponente Ceisa Center, projetado pela Liz Cassol Monteiro.

A AsBEA-SC também rendeu homenagens aos fundadores da entidade. Estiveram presentes os arquitetos Nelson Teixeira Neto, Roberto Simon, Roberto Rita, Marília Ruschel e Taís Marchetti. Os ex-presidentes da AsBEA-SC igualmente receberam referência: Roberto Rita, Ricardo Fonseca e Carlos Lopes (presentes), Giovani Bonetti e Tatiana Filomeno.

O atual presidente, arq. Ronaldo Martins, que está em sua segunda gestão, também agradeceu o apoio dos professores do AsBEA Educa, como as arquitetas Renata de Vecchi, Maria Cristina Bittencourt e Márcia Loch (presentes), Lilian Mendonça, Bianca Coelho, Luisa Ribeiro, Pedro Virmond Moreira e os engenheiros civis Douglas Zimmermann Melo e Felipe Basso; à presidente do CAU-SC, Patrícia Sarquis; e ao coordenador de Arquitetura e Design da Unisul, Marcelo Nogueira.

O parabéns foi registrado também aos profissionais, associados e não associados, que apoiaram ações da entidade este ano: Graziella Oliveira, da Progetta Studio; Pollyana Rodrigues Lima, da Pulse Acústica Arquitetônica e Ambiental; Thaísa Klainübing, da Thaísa Klainübing Arquitetura e Urbanismo; Fabíola Guimarães, da Pimont Arquitetura, Guilherme Soares de Araújo, da MOS Arquitetos Associados (presentes) e Olavo Kucker Arantes, da DUX Arquitetura e Engenharia Bioclimática; arquiteta e urbanista Arlis Buhl Peres, arquiteto e urbanista Leonardo Bertoldi, eng. sanitarista e ambiental Elsom Bertoldo Passos e o eng. civil e eng. sanitarista Yuli Mello Dugaich.

Foram registrados agradecimentos também à equipe da AsBEA-SC; às empresas associadas e a todos os arquitetos integrantes da atual gestão, que se dedicam, voluntariamente, para o planejamento e a materialização das ações da entidade.

Dia do Arquiteto

A AsBEA-SC fez questão de agradecer o envolvimento e apoio das  empresas associadas, que são incentivadoras dos projetos e ações que desenvolvidos ao longo de 2023. São elas Arquitetura do Sono, Alex Fernandes Home Decor, Bontempo Florianópolis, BS Studio, Capital Superfícies, Carol Cortinas, Casa com Vidro, Eco Wood Soul, Energiluz Design, Faiberplas, Globo Portas, Habitasul, Jota Jota Iluminação, Lohn Esquadrias e Vidros, Kretzer Móveis, MMCité, Mobile Design Studio, Officeflex, Portobello Engenharia, Referência SC, Studio Ambientes, Studio Office, Unilux  e Via Inox.

A festa de Fim de Ano da AsBEA-SC foi patrocinada exclusivamente por essas empresas, com apoio do patrocinador-anjo, a Ceramfix, indicada pela Portobello Engenharia. Durante o encontro, momento singular animou os participantes: algumas empresas reservaram presentes para sorteio entre os arquitetos de escritórios associados que estavam presentes na festa. A iniciativa ocorreu em função da proximidade com o Dia do Arquiteto e Urbanista, que é comemorado no dia 15 de dezembro.

O evento foi apresentado pela jornalista Marta Gomes e contou com show superanimado de Manoela Balam e banda. A festa foi transmitida ao vivo pelo canal da AsBEA-SC no Instagram. Clique aqui para assistir.

Fotos: Fernando Willadino | Divulgação AsBEA-SC

plugins premium WordPress

22/06 (sábado)

15h
Um flanêur no Parque Linear Córrego Grande

Inspirado no observador apaixonado da cidade, o flanêur – caminhante, ‘artista-poeta da metrópole’ como retratou o poeta Charles Baudelaire (1821-1867) – propomos uma experiência física, mas também sensível ao caminhar pelo Parque Linear Córrego Grande, em Florianópolis. A partir de perguntas instigantes, a ideia é fazer com que o caminhante observe a paisagem urbana e reflita sobre as diferentes dimensões da arquitetura. A abordagem considera as diferentes situações na relação do espaço construído com o ecossistema do lugar, um campo fértil para debater sobre as urgências ambientais e a dimensão ecológica da arquitetura.

A referência para a reflexão são as considerações de um dos maiores ambientalistas do país, o ecologista e agrônomo brasileiro José Lutzenberger (1926-2002), autor de “O manifesto ecológico brasileiro” e ganhador de inúmeras distinções como Prêmio Nobel Alternativo de 1988 em Estocolmo e o Prêmio Nacional da Ecologia do Bundes Naturaschutz Deutschland.

A caminhada será conduzida pelo arquiteto urbanista Alexandre Gobbo Fernandes, que atua para incorporar estratégias sustentáveis em materiais, sistemas e na concepção de espaços construídos. Seu currículo inclui treinamento em Cradle to Cradle®️ (McDonough and Braungart Design Chemistry), mestrado profissional em Gestão da Eco-Inovação pela Université de Versailles, bioclimática e acústica.

Consultor de sustentabilidade em projetos de arquitetura, responsável pelo “Roadmap de Economia Circular para o Brasil” para CTCN/ONU e Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovações. Atualmente é integrante do Grupo de Trabalho Arquitetura, Ecologia e Sustentabilidade do IAB-SC e Conselheiro do CAU-SC.

18/06 (terça-feira)

9h30h às 12h
ARQUI + Tecitura do ponto diferencial

Venha tecer a lembrança do que faz você se sentir vivo, único, autêntico! De ponto em ponto se fazem traços. De traços em traços vemos linhas, e assim construímos juntos projetos: através de conexões! COcrie a sua história sendo a diferença!

Essa é uma oficina para adultos viverem momentos únicos em presença e atenção plena ao momento presente. Exercite a criatividade através das manualidades com interação e participação ativa. Produzir algo com as mãos é um gesto de entrega: é moldar-se no caminho. Tornar-se quem se É.

Que tal declarar a si mesmo, o amor pelas artes, com a escolha da profissão arquitetura, através de um produto feito artesanalmente por você? Declare sua permissão através dos fios. Construa tramas de afeto através de símbolos e palavras bordadas.

O que vou aprender?

Essa será uma manhã agradável de trocas e sorrisos. Iremos aprender pontos básicos do bordado à mão livre para que você possa desenvolver sua bandeira.
Você irá aprender a bordar um pedaço de tecido com traço/desenho/arte previamente elaborada pelo Arquiteto & Artista Paulo Cezar Gobbi, utilizando a técnica do bordado à mão livre. Paulo irá dar sua contribuição em nossa oficina com a participação no bate papo inicial sobre a Arquitetura, as Artes & a importância do ofício do ser humano em meio a natureza. Além de mais dicas e conhecimentos desenvolvidos da designer, artesã e bordadeira, Priscila Mendes Gobbi, que irá ministrar e facilitar seu processo criativo de despertar sentimentos através das linhas, tecido e agulha.
Faremos uso de materiais artísticos para bordar como: agulha, linhas, tecido, bastidores, aviamentos, caneta, réguas, tesouras, papel, lápis, borracha, carbono etc.

Com o uso da técnica de bordado à mão livre, serão ensinados 3 pontos: ponto atrás, ponto haste e ponto alinhavo.
• A oficina é nível Iniciante, não precisa ter conhecimento prévio.

18/06 (terça-feira)

9h30 às 11h
CASA & DESIGN CONECTA

O Casa & Design Conecta e o Festival de Arquitetura de Florianópolis – evento idealizado pela AsBEA/SC que reunirá diversas atrações abertas ao público- assinam juntos o talk [Inovação e impacto: A trajetória pioneira da revista PROJETO], que será comandado pelo publisher Fernando Mungioli.

Maior publicação técnica de arquitetura no Brasil, a revista PROJETO foi criada há 50 anos, sendo referência para todos os profissionais e estudantes da área. Reúne um acervo histórico de arquitetura contemporânea e atual com mais de 10.000 obras, projetos, entrevistas, artigos e notícias do setor.

::: SPEAKER

Fernando Mungioli é publisher da Arco Editorial, editora especializada em arquitetura e responsável pela revista PROJETO. É nacionalmente reconhecido por sua atuação incisiva na disseminação da cultura arquitetônica do país. Além da direção editorial dos veículos de comunicação da editora, responde também pelos concursos Opera Prima e URBAN21, para jovens arquitetos e estudantes, e atua como consultor para diversos eventos de arquitetura pelo Brasil.

17/06 (segunda-feira)

19h
Cinema na rua

CISNE NEGRO

Um ano depois da inauguração do mural Cisne Negro (2019), obra de grandes dimensões no Centro de Florianópolis em homenagem a Cruz e Sousa (1861 – 1898), o Street Art Tour lança documentário homônimo que mostra detalhes e bastidores da pintura, assinada pelo artista Rodrigo Rizo. Além de registros do trabalho do artista, o doc também traz depoimentos de historiadores e pesquisadores sobre a vida e obra do autor: da resistência e combate ao racismo à genialidade como poeta e expoente do simbolismo no Brasil.

O doc é uma obra complementar e com o propósito de contextualizar o público sobre a homenagem: quem foi o poeta, sua relevância literária e social na Desterro do século passado e cujos versos ainda ecoam.

Imagens: Victor Moraes von der Heyde
Imagens aéreas: Vinicius Marques, Pedro Cardoso, Eduardo Ghizoni

Direção e edição: Victor Moraes von der Heyde

Poema de abertura: Cárcere das Almas (Publicado no livro Últimos Sonetos – 1905)
Poema final: O Assinalado (Publicado no livro Últimos Sonetos – 1905)

Fonte: https://www.youtube.com/@StreetArtTour

17/06 (segunda-feira)

19h
Cinema na rua

CAMINHANDO COM ANTONIETA DE BARROSO

O filme “Caminhando com Antonieta de Barros” é um curta metragem que aborda as vivências de Antonieta de Barros e sua relação com o espaço urbano de Florianópolis, e suas transformações ao longo do tempo. Professora, escritora, mulher negra filha de ex-escravizada que se tornou a primeira deputada negra de Santa Catarina e do Brasil, sua história de vida e sua relação com o espaço urbano são os fundamentos para esta produção, que visa se tornar mais um meio para fortalecer o trabalho com a educação patrimonial e com a educação das relações étnico-raciais.

Este filme foi produzido com fomento do Edital Câmpus da Cultura da UDESC no ano de 2022. A proposta é oriunda das ações conjugadas do Programa Memorial Antonieta de Barros com a ação de extensão “Caminhando com Antonieta de Barros: Narrativas de resistências e ancestralidades” coordenada pela técnica universitária Maria Helena Tomaz e as ações do Programa “Memória e Patrimônio” com a ação de extensão “Itinerários de Educação Patrimonial”, coordenada pela técnica universitária Marilane Machado de Azevedo Maia. A produção teve a participação de Giselle Marques como atriz e produtora, Chico Caprario como Diretor e produtor e Guimará como Compositor e diretor musical, além de estudantes da UDESC, bolsistas dos projetos envolvidos na proposta.

Fonte: https://www.youtube.com/@nucleodeestudosafro-brasil6348

17/06 (segunda-feira)

Das 8h às 12h
Empreender Arquitetura

A capacitação explica passo a passo como montar, estruturar um escritório e implementar boas práticas de gestão.

Conta com exemplos reais aplicados em escritórios de arquitetura, linguajar do arquiteto, passo a passo de implantação e exercícios práticos de uso coletivo. Usa princípios do design Thinking e de planejamento estratégico ágil.

15/06 (sábado)

9h
Muitas cidades conformam uma cidade. Qual delas você habita?

Um festival de arquitetura pressupõe o desejo de sensibilizar o público para este amplo campo, buscando não apenas destacar a produção de uma geração de arquitetos e urbanistas, mas também revelar territórios inesperados a partir de outras interlocuções. É neste campo que propomos uma lente multifocal e diversa para se perceber a cidade, especificamente as ruas do centro histórico de Florianópolis, o mais significativo dos lugares na nossa perspectiva. O coração da cidade.

A cidade, como diz Milton Santos (1926-2001), é o espaço urbano que nos oferece possibilidades de encontros, de convívio cotidiano com a diferença, o acaso e a invenção. Muitas cidades conformam uma cidade. Qual delas você habita?

Esta ação é um convite à escuta e à perambulação pelo centro histórico de Florianópolis, colocando o corpo para experienciar o calor das ruas, acompanhado de vozes reflexivas da cena urbana e cultural local. Nasce de uma inquietação diante das transformações atuais de usos, costumes e modos de vida no centro histórico de Florianópolis. Trata-se de uma contribuição de análise à vida contemporânea….

Convidados a serem confirmados: quais lentes cada um irá trazer para fala?

Marcelo Fialho – artista duo OTropicalista, psiquiatra: a cidade que habita em mim – relações entre espaço público e subjetividade
Rodrigo Gonçalves – professor no departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e doutor em educação: perceber o (in)visível
Denilson Machado – Presidente do Instituto Arco-íris: a luta contra a gentrificação no centro de Florianópolis
Miriam Santini de Abreu – doutora em jornalismo, estágio pós-doutoral em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC): Etnografia de e na rua: desvelando a cidade na cobertura jornalística

Realização: gangue da Simone 
(Lu Moraes, OTropicalista, Sandro Clemes, Thaisa Kleinubing, Juliana Hoffmann … )