A AsBEA-SC e a AVOS, a Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente, lançaram na última quinta-feira (10.10) o projeto do Espaço Cultural Maria Gertrudes da Luz Gomes e Dr. Murillo Capella, que será criado no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis – referência no tratamento de câncer infantojuvenil no estado de Santa Catarina.
O evento de apresentação do projeto foi realizado na Casa de Apoio Vovó Gertrudes, mantida pela AVOS, e reuniu profissionais da área e empresas interessadas em conhecer e colaborar para a criação do espaço cultural. Desenvolvido pelo Grupo de Trabalho AsBEA Social, o projeto foi elaborado por arquitetos de escritórios associados, que trabalharam voluntariamente em alinhamento com as necessidades apresentadas pela AVOS e pela direção do Hospital Infantil. E segue agora para a etapa de sensibilização de profissionais e empresas parceiras que possam contribuir para a materialização do projeto. “Nossa meta é estarmos com o espaço pronto até junho de 2025. Esse é o nosso desafio. E vamos conseguir”, disse, confiante, a arquiteta Graziella Oliveira, coordenadora do GT AsBEA Social.
No dia evento, representantes de empresas do setor presentes já confirmaram apoio à iniciativa, com a doação de materiais e serviços: Globo Portas, BS Studio, Officeflex, Studio Office e Pozza Engenharia. Um cadastramento foi lançado para manifestação de interesse em contribuir com o projeto, destacando diferentes formas, como participação em mutirões, doação de materiais, doação de serviços e doação de recursos financeiros. O cadastro está disponível em bit.ly/social_interesse.
Humanização, arte e educação
O Espaço Cultural será criado em uma área subutilizada no Hospital Infantil, com a função atual de passagem, integrando galeria de arte e espaço de estar e convivência. “O contexto é o de ser um grande passeio, de estar, de ficar, de olhar a arte. Tirar os pais e as crianças um pouco do universo da dor, da doença, e oferecer para eles um lugar que possa reconectar e gerar aprendizado”, destacou Graziella. Segundo ela, o projeto cria um espaço lúdico, afetivo e sensorial que oportunizará o desenvolvimento de diversas atividades, como momentos de leitura, interação com os artistas, entre outras. “Será uma alegria também para os médicos, funcionários e colaboradores, que contarão com esse espaço. E isso gera uma energia positiva. Queremos impactar e servir de exemplo para outras instituições, levantando a bandeira da força da arquitetura voluntária para transformar espaços de uso público e espaços hospitalares”, enfatizou a arquiteta.
“Estou muito feliz com o envolvimento da AsBEA-SC. Esse é um projeto muito relevante para o hospital”, disse Maristela Cardozo Biazon, diretora geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão, durante o evento de apresentação do projeto. Ela destacou a importância de espaços como esse no ambiente hospitalar, que se configuram como um “refúgio” para pacientes, funcionários e apoiadores da instituição. “Nestas áreas a gente esquece um pouquinho que está dentro de um hospital e consegue espairecer. (…) O projeto é lindo e queremos estar muito próximos no desenvolvimento”, reforçou. Maristela destacou a importância do “casamento” entre as instituições – Hospital Infantil, AVOS e AsBEA-SC – para a efetividade do projeto. “Estamos muito felizes com essa parceria. Tomara que consigamos concluir com sucesso e tenhamos esse objetivo alcançado”, complementou.
Para a AsBEA-SC, esse projeto marca a estreia do GT AsBEA Social com alto impacto. “Entendemos que não poderia ser um ‘casamento’ melhor. Estamos falando de saúde das crianças e também da humanização desse espaço para os pais que chegam aqui e não tinham um espaço de qualidade para estar dentro do hospital. É uma responsabilidade imensa, mas também é muito gratificante”, destacou a arquiteta Roberta Ghizoni, vice-presidente de Eventos da AsBEA-SC, que representou o presidente da entidade, Ronaldo Martins, no evento. Ela reforçou que a efetivação do projeto dependerá do envolvimento de cada um. “Um projeto não é nada se não tem uma realização. A nossa cabeça agora é focar na realização para podermos transformar esse espaço e trazer qualidade de vida para essas pessoas”, disse.
AsBEA Social
O Grupo de Trabalho AsBEA Social é uma iniciativa da atual Gestão da Diretoria da AsBEA-SC, interessada em ampliar as áreas de atuação e prestar contribuição à comunidade. Esse primeiro projeto do GT passou a ser planejado a partir da demanda apresentada pela AVOS de criação de um espaço cultural no Hospital Infantil Joana de Gusmão.
Com o convite da AsBEA-SC aos escritórios associados para adesão ao GT, o Grupo foi formado pelos arquitetos Ronaldo Martins, da ATO9 Arquitetura, presidente da AsBEA-SC; Graziella Oliveira, da Progetta Studio, coordenadora do GT; e pelos demais arquitetos voluntários autores do projeto: Ana Melo e Fábio Bubniak, da ELO Arquitetos, Andréa Hermes, da AT Arquitetura, Allan Chierighini, da Progetta Studio, Inara Rodrigues, da Salutare Arquitetura, Marina Makowiecky, da Allume Arquitetura de Iluminação, e Roberta Ghizoni, da MOS Arquitetos. O GT segue aberto para novas adesões de profissionais interessados em participar.
Os trabalhos iniciaram em junho de 2023, com uma visita técnica ao local, e tiveram continuidade no mês seguinte com reuniões entre o grupo para o desenvolvimento colaborativo do projeto. O projeto foi apresentado em abril de 2024 durante reunião com as empresas associadas AsBEA-SC, com o objetivo de sensibilizar para a adesão à causa, e também na Convenção Nacional AsBEA-SC, em junho deste ano, quando uma obra de arte foi criada ao vivo pelo artista plástico Driin em tapete doado pela Milliken e pela Referência SC para exposição no espaço cultural. Em outubro, a partir do evento de apresentação do projeto à comunidade, o GT passa a se dedicar à captação de profissionais e empresas parceiras que possam contribuir para a materialização do projeto. A expectativa e a de que as obras sejam iniciadas em janeiro para conclusão ainda no primeiro semestre de 2025.
SOBRE A AVOS
Fundada em 1975, a AVOS tem se dedicado integralmente à assistência à saúde infantil, à promoção da assistência social e à humanização hospitalar. A partir da inauguração do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em 1979, concentrou os esforços nos projetos destinados às crianças atendidas por esse hospital. São diversas as iniciativas, como a aquisição de medicamentos e exames não contemplados pelo SUS, a revitalização de espaços hospitalares, a construção de unidades especializadas e a instalação de UTIs, a capacitação de profissionais da saúde e educação para o diagnóstico precoce do câncer infantil, a assistência às famílias e a humanização do ambiente hospitalar.
Entre as principais conquistas está a construção do Novo Ambulatório de Oncologia, que atende 500 crianças em tratamento de câncer. Essa obra, totalmente realizada pela AVOS com o apoio do Instituto Ronald McDonald, foi inaugurada em novembro de 2022, representando um investimento de R$ 4 milhões e beneficiando crianças de todo o estado de Santa Catarina. A Casa de Apoio Vovó Gertrudes é uma das maiores realizações da AVOS em assistência social, oferecendo abrigo, alimentação e segurança para as famílias que precisam se deslocar para Florianópolis para tratamento, principalmente para crianças com câncer. O local conta com 20 apartamentos, além de espaços confortáveis que proporcionam acolhimento para as famílias no momento em que elas mais precisam. Atualmente, a AVOS conta com 80 voluntários efetivos, que atuam diariamente no Hospital Infantil e na Casa de Apoio e diversos outros de apoio que somam atividades voltadas ao bem-estar das crianças e seus acompanhantes. Todos os investimentos da AVOS provêm de doações, patrocínios, eventos e projetos.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre a AVOS: