“Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz”. Esse foi o documentário selecionado para a ação “Cinema na Rua” – iniciativa da AsBEA-SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Santa Catarina) na programação do Floripa Conecta, movimento que integra diversas ações culturais na capital durante o mês de agosto.
O “Cinema na Rua” será realizado na quinta-feira, 31 de agosto, às 20h, no Pátio da Escola Antonieta de Barros, com projeção na fachada do MESC (Museu da Escola Catarinense), na rua Saldanha Marinho, 196, no Centro Leste, em Florianópolis. O evento foi aberto à comunidade, com entrada franca.
“Esta ação da AsBEA-SC no Floripa Conecta vai lembrar a que fizemos há alguns anos, quando nos propomos a trazer um pouco de cultura para a cidade do ponto de vida de ocupar espaços que não são consagrados para esse tipo de evento”, afirma o arquiteto e urbanista Luiz Eduardo (Dado) de Andrade, conselheiro da AsBEA-SC, coordenador da ação. A primeira edição do “Cinema na rua” foi realizada pela AsBEA-SC em 2016 na programação do evento FeliZcidade, promovido pela entidade em celebração aos 10 anos da associação. Na ocasião, a projeção foi feita no paredão do Floph Hotel, também no Centro Leste, com a exibição de uma montagem de curtas que exploravam o tema paisagem urbana.
O arquiteto ressalta que o Centro Leste é uma área bastante importante na cidade e, por isso, a escolha pelo mesmo local. “Nada mais adequado do que nos apropriarmos da fachada do Museu e do pátio da escola Antonieta de Barros para reeditar esse evento nesta ação do Floripa Conecta”, considera. O conselheiro da AsBEA-SC afirma que a entidade tem entendido que a atuação dos escritórios de arquitetura e empresas associadas não diz respeito tão somente à geração de negócios, mas também junto à cidade. “Assim, as pessoas podem perceber a importância da profissão em gerar espaços que gerem vitalidade“, complementa Dado.
“Cinema na Rua” no Floripa Conecta é uma realização da AsBEA-SC e conta com o apoio do Grupo Habitasul, da Portobello, da Jota Jota Iluminação, do MESC | Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Fundação Franklin Cascaes | Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Sobre o documentário
O documentário “Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz” foi escrito pela roteirista, diretora e jornalista Laura Artigas, neta do arquiteto, e dirigido por ela em parceria com Pedro Gorski. O lançamento aconteceu em 2015, em celebração ao centenário de Vilanova Artigas. A obra foi exibida e premiada em diversos países. Entre as premiações, destaque para o Arquiteturas FilmFestival (Portugal/2015) e o da Society of Architectural Historians (EUA/2019). O filme apresenta a trajetória do arquiteto João Batista Vilanova Artigas (1915, Curitiba – 1985, São Paulo), considerado um dos grandes nomes da arquitetura brasileira, com um legado de mais de 700 obras. O documentário destaca algumas de suas principais obras, sob diversos olhares, intercalando a narrativa com lembranças de familiares, amigos e de ex-alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP).
Fotos: Endrigo Rigueto | Divulgação AsBEA-SC