Neste sábado, 23.11, a AsBEA-SC promoveu a tradicional festa de fim de ano da entidade. O evento marcou a despedida da atual gestão, liderada pelo arquiteto Ronaldo Martins, e a posse da nova diretoria, que tem a arquiteta Maria Aparecida Cury Figueiredo como presidente. Cerca de 250 pessoas prestigiaram o evento, realizado na Lusch Garden, em Florianópolis.
Em seu discurso de despedida, Ronaldo enfatizou conquistas importantes desta última gestão, como a posse no Conselho da Cidade de Florianópolis, a criação do Chat Plano Diretor, a adesão de 28 novos associados e a realização de 50 ações e eventos, entre missões técnicas, viagens culturais, debates e capacitações, com destaque para o AsBEA Educa. E reforçou a importância do associativismo na compreensão de que “o verdadeiro progresso não está em atingir metas isoladas, mas sim em construir juntos algo maior e mais significativo”. “A força do arquiteto está na sua visão empreendedora, na sua capacidade de olhar além. Somos profissionais que não apenas desenham edifícios, mas que têm o poder de desenvolver cidades mais agradáveis, sustentáveis e lindas para se viver. Juntos, podemos mostrar nossa força e imprimir nossa crença na arquitetura como um agente de mudança. Esta associação, que hoje confiamos à nova diretoria, é a prova de que somos mais fortes quando agimos coletivamente, com propósito e com união”, destacou o presidente.
Maria Aparecida apresentou as principais metas da Gestão 2025-2026, como a expansão da entidade nos principais polos de Santa Catarina, visando aumentar o número de associados e fortalecer a representatividade. “O objetivo é consolidar a AsBEA-SC em todos os principais polos do estado de Santa Catarina, visando construir uma representatividade estadual com mais força e valor”, disse. Entre outros projetos, anunciou ações alusivas aos 20 anos da associação, em 2026, como a publicação do primeiro Anuário Catarinense de Arquitetura AsBEA-SC, pretendendo ampliar a visibilidade da produção arquitetônica, fortalecer a profissão e valorizar os associados.
Entre os presentes no evento estavam o arquiteto Carlos Alberto Barbosa, presidente do CAU-SC; o arquiteto Michel Mittmann, Secretário Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana de Florianópolis; a arquiteta Ivanna Tomasi, Secretária Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis; o arquiteto Moysés Liz, Associado de Honra da AsBEA-SC; professores das faculdades de arquitetura da região; arquitetos titulares dos escritórios de arquitetura associados; empresários associados à entidade; e todos os ex-presidentes da AsBEA-SC: os arquitetos Roberto Rita, da Mantovani e Rita Arquitetura (Gestão 2007-2008); Giovani Bonetti, da MarchettiBonetti + Arquitetos Associados (Gestão 2009-2010 | 2011); Ricardo Fonseca, da PSF Arquitetura (Gestão 2012 | 2013-2014); Tatiana Filomeno, da AT Arquitetura (Gestão 2015-2016 | 2017-2018) e Carlos Lopes, da Carlos Lopes Arquitetura e Construções (Gestão 2019-2020).
O evento foi conduzido pelo jornalista Pedro Paulo Moreira. Contou com a apresentação do DJ Thon Sorieden e show do Quarteto Vermelho Branco, e com o patrocínio de Portobello Engenharia, Habitasul, Tapeçaria Italiana, Jota Jota Iluminação, Grupo Krona, Casa com Vidro, Powerlume, Office Flex, NCD, Florense Florianópolis, mmcité, Arquitetura do Sono, Referência SC, Globo Portas, Morada Eco, Studio Office, Kretzer Móveis, Energiluz Design, Mobile
Fortalecimento institucional
O arquiteto Ronaldo Martins deixa a presidência da AsBEA-SC após duas gestões consecutivas à frente da entidade, marcadas pela consolidação institucional da entidade. Uma das principais conquistas nesta área foi a nomeação, este ano, para o Conselho da Cidade, um pleito antigo da AsBEA-SC, possibilitando uma participação mais direta nas decisões sobre o desenvolvimento de Florianópolis pelos arquitetos e urbanistas dos escritórios de arquitetura associados.
Esta gestão trouxe a debate público a importante questão do Saneamento e Balneabilidade X Gestão Urbana, promovendo encontros com especialistas e entrega de uma “carta aberta” ao prefeito Topazio com oito pontos como contribuição na busca por soluções efetivas, considerando sucateamento, (falta de) qualidade, especificidades locais, oportunidade, crescimento, responsabilidade, capacidade operacional e negócio lucrativo.
Ronaldo também liderou a criação do Chat Plano Diretor, ferramenta de inteligência artificial que integra a Lei do Plano Diretor de Florianópolis e mais 80 documentos relacionados, entre leis, portarias etc, para facilitar a consulta pelos escritórios de arquitetura. A capacitação dos profissionais foi outra área que apostou, com a criação do AsBEA Educa. A primeira edição, realizada em 2023 em parceria com o CAU-SC, ofereceu seis capacitações gratuitas e envolveu arquitetos de todo o estado. O tema voltou a debate nas lives realizadas com os candidatos mais cotados à prefeitura nestas eleições, em parceria com o CAU/SC e o IAB/SC.
Outro feito desta Gestão da Diretoria da AsBEA-SC foi a organização da 50ª edição da Convenção Nacional AsBEA em Florianópolis, com palestrantes nacionais e internacionais e cerca de 300 participantes de todo o país, fomentando o turismo local. Em paralelo, foi realizado o Festival de Arquitetura de Florianópolis – uma iniciativa inédita de integração de ações e eventos relacionados com arte, cultura e desenvolvimento urbano abertas ao público.
Despedida: diretoria da Gestão 2023-2024
Expansão estadual
A Gestão 2025-2006 atuará pela ampliação do número de associados em todas as regiões do estado. “O objetivo é consolidar a AsBEA-SC em todos os principais polos do estado de Santa Catarina, visando construir uma representatividade estadual com mais força e valor”, adianta Maria Aparecida Cury Figueiredo. Já está definida a criação de uma diretoria de Expansão, com a formação de Grupos de Trabalho nas regiões Norte, Sul, Vale e Oeste.
Outra medida anunciada é a criação de uma diretoria de Convênios, com o objetivo de oferecer uma série de benefícios aos associados, como descontos e facilidades para aquisição de softwares, inscrição em cursos de pós-graduação e contratação de serviços, como contabilidade, assessoria jurídica, entre outros. Além dos eventos de treinamentos, atualizações e lançamentos, a nova gestão deseja contribuir para a capacitação das equipes e colaboradores dos associados. “Vamos nos tornar um grande grupo gerador de negócios visando o fortalecimento da AsBEA-SC em prol de seus associados”, frisou.
A arquiteta Pari destacou que os Grupos de Trabalho existentes serão estruturados e novos serão ativados, como o GT Interiores, que estará dedicado à reedição do Manual dos Condomínios da AsBEA-SC, e o Ensino, para uma maior aproximação da entidade com as universidades.
Entre as ações alusivas à celebração dos 20 anos da AsBEA-SC, completados em 2026, estarão uma viagem para Milão, com roteiro atualizado, inusitado e enriquecedor exclusivo durante a Semana de Design, e a publicação do “Anuário Catarinense de Arquitetura AsBEA-SC 20 anos”, entre outras iniciativas que objetivam ampliar a visibilidade da produção arquitetônica catarinense no país.
Entre as novidades da Gestão 2025-2026 está a mudança da sede da AsBEA-SC para uma sala no edifício Ceisa Center, marco da arquitetura moderna de Santa Catarina. “Ela estará de portas abertas a todos os nossos associados”, enfatizou a nova presidente.
Confira a galeria de fotos: