A Convenção Nacional AsBEA 2024 foi um marco para a AsBEA Santa Catarina. Realizar em Florianópolis a 51ª edição do maior encontro do setor representou um importante legado desta gestão. “Estamos muito orgulhosos de termos tido o privilégio de conduzir esse projeto. Um projeto que constrói conhecimento, fortalece relações e estabelece conexões duradouras”, ressalta o arquiteto Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC.
O evento foi realizado de 19 a 22 de junho, com o tema Raízes Sustentáveis: desenvolver cidades plurais com conexão local e visão global. A programação trouxe temas a partir da perspectiva de “pensar globalmente e agir localmente”, considerando a importância da visão abrangente para nortear as ações locais, adaptando-as às especificidades de cada região. “A nossa proposta foi ir além da qualificação da profissão, mas evidenciar o papel de cada arquiteto e urbanista na teia social, cada vez mais plural e sustentável”, pontua a arquiteta Andréa Hermes, vice-presidente de Eventos da entidade.
A Convenção Nacional é um evento muito importante para a AsBEA por promover a integração dos profissionais e pela valorização da arquitetura. “E pela valorização dos escritórios de arquitetura, afinal, nossa entidade congrega os maiores escritórios de arquitetura do país”, destaca o arquiteto Danilo Batista, presidente da AsBEA-BR. Com 50 anos de história, a associação registrou, durante a Convenção, a formalização de duas novas regionais, totalizando 12 representações pelo país. “Estamos em franca expansão é muito importante termos todo esse avanço trazendo a experiência deles e devolvendo isso para a sociedade”, comemora a arquiteta Miriam Addor, vice-presidente da AsBEA-BR.
Alinhada com a AsBEA-BR, a regional Santa Catarina planejou o evento a partir da criação de grupos de trabalho – Organização e Programação – formados por membros da diretoria e por titulares de escritórios associados que se dedicaram, de forma voluntária e comprometida, para o resultado alcançado. No desenvolvimento da programação, profissionais de referência do Brasil, do Paraguai, do México e da Colômbia gentilmente aceitaram o convite da entidade para compartilhar seu conhecimento e experiência na Convenção Nacional AsBEA. “Estamos orgulhosos com a experiência que vivenciamos, de muito aprendizado e fortalecimento das relações pessoais e profissionais”, afirma a arquiteta Patrícia Moschen, vice-presidente Administrativo e Financeiro da AsBEA-SC.
A Convenção Nacional AsBEA 2024 contou com o apoio institucional do CAU-BR e do CAU-SC, com o patrocínio das empresas Sincol, Sto, Hydro, Portobello, Ceramfix, Globo Portas, Marelli + Officeflex, Milliken + Referência SC , Saint-Gobain, Resinaria, Guardian Glass, Habitasul, mmcité, Hydro, Arquitetura do Sono e Faiberplas e apoio da BS Studio, do NCD, do Passeio Sapiens – Hurbana e do Vivapark – Vokkan.
Assista ao vídeo com os melhores momentos da Convenção Nacional AsBEA 2024:
Arquitetura e identidade
A Convenção Nacional AsBEA 2024 teve início no dia 19 de junho, com grande evento no Passeio Sapiens, complexo multiúso recém-inaugurado no Sapiens Parque, coração do ecossistema de inovação de Florianópolis. E foi antecedida pelo evento do CEAU-BR – com a palestra da arquiteta Glória Cabral sobre “Pertenencia – Pertinência” e da arquiteta Paula Zasnicoff, sobre “Arte e Arquitetura: projetar futuros possíveis”.
Na sequência, a abertura da Convenção Nacional AsBEA 2024 contou com a palestra “Não repare a bagunça: a hospitalidade brasileira”, com Néli Pereira, escritora, jornalista, mixologista e pesquisadora de brasilidade. Mestre em Estudos Culturais Latino-Americanos pela University of London, a especialista desenvolve pesquisa sobre a identidade cultural brasileira.
“Um evento como esse é fundamental porque traz inteligência acumulada e arquitetos do país inteiro que vem viver a cidade por alguns dias. Vem nos dar novas ideias e trocar experiências entre estados e regiões”, destacou Topazio Neto, prefeito de Florianópolis, que prestigiou a solenidade de abertura. O evento contou também com a presença dos representantes de entidades do setor, locais e nacionais, dos estudantes, dos empresários e profissionais de diversos estados do país e, especialmente, do arquiteto Alberto Botti, sócio-fundador e primeiro presidente da AsBEA, entidade que completa 51 anos de atividades.
O evento Arquitetura e Identidade, aberto ao público, registrou a participação de cerca de 300 pessoas e foi transmitido ao vivo pelo canal do CAU-BR no YouTube. Clique aqui para assistir.
Na galeria de imagens, registros do primeiro dia da Convenção Nacional AsBEA 2024:
Fotos: Fernando Willadino
Cidades e Sustentabilidade
A Convenção Nacional AsBEA 2024 teve continuidade nas dependências Il Campanário Resort, no bairro Jurerê Internacional. O segundo dia de programação iniciou com a apresentação de todas as 10 AsBEAs do país, formalizando a criação de duas novas regionais: Espírito Santo e Bahia – que já se candidatou para sediar a Convenção Nacional AsBEA 2025!
Com o tema central ‘Cidades e Sustentabilidade’, a programação do dia iniciou com o painel “Cidades Verdes”, com a participação da arq. Clarice Debiagi (RS), do doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Fernando Meirelles (RS), do arq. Pedro Lira, do escritório Natureza Urbana (SP), e da profa. Dra. Denise Helena Silva Duarte (FAU/USP), com mediação da arq. Marila Filártiga, profa. Dra. do Cesusc (SC). A tragédia das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul deu partida para o importante debate sobre os impactos das mudanças climáticas.
A temática seguiu no painel, “Arquitetura e clima”, com o eng. Roberto Lamberts, professor doutor da UFSC, e o arq. Marcelo Borborema, de Manaus (AM), mediado pelo arq. Henrique Pimont (SC). O painel três, “Centralidades urbanas” e os desafios da pluralidade na transformação urbana, contou com Felipe Cavalcante, fundador da ADIT e do movimento Somos Cidade e o case “Planejamento e Desenho Urbano em Florianópolis: Perspectivas para um novo modelo de cidade”, pelo arq. Michel Mittmann, Secretário Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana de Florianópolis. Na sequência, três bairros planejados catarinenses: Cidade Criativa Pedra Branca, em Palhoça, por Patrícia Philippi, diretora geral da Hurbana; Jurerê Internacional, em Florianópolis, pela arq. Lorena Babot, gerente de projetos da Habitasul; e Vivapark, em Porto Belo, por Rafael Kirchner, sócio-proprietário e diretor de negócios da Vokkan. O debate foi mediado pela arq. Juliana Castro (SC).
O dia encerrou com a palestra “A PRAXIS Identidade e preexistências”, conduzida pelo arquiteto mexicano Miguel Montor, conhecido por seu trabalho inovador e criativo na Cidade do México.
Na galeria de imagens, confira registros do segundo dia:
Fotos: Fernando Willadino e Endrigo Righeto
Arquitetura e Escalas de Conexão
“Arquitetura e Escalas de Conexão” foi o tema central do terceiro dia da Convenção Nacional AsBEA. O primeiro painel, “Abordagens sobre o Desenvolvimento Urbano em São Paulo e em Assunção, no Paraguai”, foi organizado pela Built by Brazil, programa de internacionalização da arquitetura da AsBEA. O painel contou com a participação dos arquitetos Carlos Antonio Jiménez Rolon (EST Arquitetura, Paraguai), Gustavo Garrido, presidente da AsBEA/SP, e Liliana Sá (Königsberger Vannuchi Arquitetos). A mediação foi da arq. Miriam Addor, vice-presidente da AsBEA/BR, com comentários do arq. Paulo Rodrigues (RS).
Na sequência, com a temática Inteligência Artificial (IA), o arq. Danilo Batista, presidente AsBEA-BR, tratou da IA preditiva e generativa, com suas implicações e desafios. A arq.Flávia Tissot, da Place (RS), falou sobre cidades responsivas e apresentou, ao lado do arq.Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC, um produto inédito lançado pela entidade: o Chat Plano Diretor Florianópolis. Para fechar, a arq. Patrícia Herden, presidente do CAU-BR, tratou de BIM nas licitações.
O sexto painel do evento, intitulado “Arquitetura Para Conectar” contou com o arq. Thiago Rodrigues, do escritório SuperLimão (SP), e a designer Daniela Ferro (PR), em mesa mediada pela arq. Katia Véras (SC). O painel seguinte, “O Lugar da Memória na Arquitetura”, destacou projetos que respeitam a história, com o antropólogo colombiano Santiago Uribe Rocha, de Medellín, e o arquiteto João Felipe Wallig, de Porto Alegre, que apresentou o case Vila Flores e a ressignificação e coletividade do projeto. A mediação foi do arq. Luiz Eduardo de Andrade (SC).
A palestra de encerramento, “Sociobiodiversidade: a valorização da identidade brasileira e latinoamericana”, foi conduzida por Marcelo Rosenbaum, fundador e presidente do Instituto A Gente Transforma, organização sem fins lucrativos que nasceu em 2016 com o propósito de trabalhar junto às comunidades tradicionais em projetos com foco na geração de oportunidades para a sociedade.
Na galeria de imagens, confira registros do terceiro dia:
Fotos: Fernando Willadino
Visita técnica
A Convenção Nacional AsBEA 2024 encerrou no sábado, dia 22 de junho, com uma visita técnica a um dos empreendimentos apresentados na programação, o Vivapark, na cidade de Porto Belo, localizada a 60 quilômetros de Florianópolis.
O tour pelo bairro-parque que está sendo desenvolvido pela Vokkan foi conduzido por Rafael Kirchner, sócio-proprietário, e pelos arquitetos Juliana Castro, responsável pela arquitetura paisagística, e Nicholas Alencar, autor do projeto arquitetônico de dois prédios em construção no empreendimento. Ambos são titulares de escritórios associados AsBEA-SC.
Na galeria de imagens, confira como foi o quarto e último dia da Convenção:
Fotos: Endrigo Righeto